Discursos e a Construção do Senso Comum sobre Alimentação a Partir de uma Revista Feminina

domingo, 27 de março de 2011
http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v19n2/10.pdf

Resumo
Diversos elementos contribuem para a construção do senso comum sobre alimentação com impacto na saúde das populações. Nesse estudo, parte-se da hipótese de que o discurso midiático desempenha um papel estruturador relevante no processo de construção e consolidação de padrões de estética corporal e de alimentação, produzindo sentidos coletivos que interferem nas escolhas feitas pelos sujeitos. Este trabalho objetivou reconhecer as estratégias discursivas adotadas por um veículo midiático direcionado ao público feminino quanto à alimentação saudável e sua contribuição para a formação do senso comum sobre o tema. Foram analisadas as matérias de capa dos doze números de uma revista feminina publicados no ano de 2007, segundo o referencial teórico da análise do discurso. Foi observado um discurso carregado de ambiguidade entre beleza e saúde, com forte apelo à sensualidade e ao culto do corpo perfeito, predominantemente divergente do saber científico na área da nutrição, legitimado por dois outros discursos transversais, o socioestético e o especializado. Concluiu-se que as estratégias discursivas adotadas pelo veículo midiático analisado contribuem para a formação de um saber comum sobre práticas alimentares que é frágil e não habilita os sujeitos para escolhas autônomas e saudáveis.
Palavras-chave: Alimentação e Nutrição; Análise de Discurso; Mídia; Promoção da Saúd

5 comentários:

  1. A mídia é um dos principais fatores neste assunto, tentando colocar na nossa cabeça que só se é bonito se tiver o "perfil adequado", fazendo muita gente querer alcançar esse "perfil".

  1. morgana disse...:

    Como já foi dito a mídia tem grande influência sobre as pessoas, então usa essa influência para fazer com que as pessoas sigam um perfil dito como "belo e ideal" sem se importar com a saúde e o bem estar, priorizando apenas a imagem que será vista pela sociedade. Não esquecendo que nem sempre a alimentação que ditam como correta e boa é realmente uma alimentação saudável, pois muitas vezes excluem elementos essenciais na alimentação 'necessária'.

  1. Viviane disse...:

    A mídia assume o papel de representante social nas escolhas dos indivíduos. Em relação à correta alimentação ditada pela ciência ela utiliza-se de artifícios para persuadir pessoas como no exemplo analisado, uma revista feminina.
    As edições desta empregam imagens de personalidades artísticas como meio de expor um corpo esteticamente saudável, atraindo as leitoras a adquirirem os passos para esse resultado ali exposto, que vai desde alternativas de atividades esportivas a dietas alimentares corroboradas por profissionais da área de saúde, tendo como resultado a credibilidade de quem a lê. Porém, nem sempre o que nela se encontra condiz com o discurso científico, trazendo algumas divergências.
    A reflexão apresentada aqui é a importância de avaliar o saber comum divulgados pelos meios midiáticos comparados com os estudos científicos na construção de padrões de estética corporal e melhores hábitos alimentares.

  1. Eliasafe disse...:

    É interessante ver a interação da mídia ,do senso comum,do marketing para a construção dos padrões de consumo, o arigo fala sobre isso ,atravéz de uma ótica feminina, o que mais chama atenção de uma muher a fazer compras para um almoço,por exemplo é a marca?a rentabilidade?
    é uma pequisa bem elaborada

  1. achei legal a forma de tratar do tema em uma perspectiva mais feminina muto bom o post legal mesmo

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